Isenção IPVA 2020 SP: Quem tem direito? Como solicitar?

Por ser uma taxa obrigatória e que em todos os anos algumas mudanças são feitas, é importante entender a isenção IPVA 2020 SP. Isso porque é ela quem pode lhe dá a imunidade para essa taxa. E sabendo que esse valor é muito importante para todos os motorista, é preciso saber a quem são direcionados esse benefícios e como a isenção IPVA 2020 SP funciona.

Isenção IPVA 2020 SP

Isenção IPVA 2020 SP

Por isso, separamos as informações mais importantes, para que você esteja por dentro do assunto. E se você for um dos contemplados, é nesse texto que você vai saber como está recebendo sua isenção IPVA 2020 SP. Continue lendo e veja quem tem direito a essa imunidade!

IPVA 2020 SP

Até os brasileiros que não possuem nenhum veículo em sua garagem sabe, que as taxas para que sejam mantidos são obrigatórias. O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa anual que vem destinadas a todos os cidadãos que possuem um veículo em seu nome.

E assim como os demais impostos, essa taxa deve ser sempre acompanhada. Isso porque o seu valor sempre pode sofrer alterações de um ano para outro. Assim, você pode acompanhar de forma mais exata o que foi estabelecido para seu veículo.

Outro ponto importante a ser considerado também, é que o IPVA 2020 possui seus prazos para pagamento. Onde a falta dessa quitação pode lhe acarretar a uma série de problemas futuros. Por isso, para muitos a isenção IPVA 2020 SP pode ser bem importante.

IPVA 2020 SP

IPVA 2020 SP


Valor do IPVA 2020 SP

Como já falamos para você acima, esse imposto é uma das taxas que precisam de acompanhamento. Isso porque além de variar de um estado para outro, seus valores não são unitários. Cada categoria recebe as alíquotas IPVA 2020 para que o valor do seu veículo seja definido.

Confira então, a tabela que está vigente e conheça essas porcentagens e aprenda como calcular IPVA 2020 SP:

  • Veículos de carga, tipo caminhão​: ​1,5%;
  • Ônibus e micro-ônibus​: 2,0%;
  • ​Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros): ​2,0%;
  • ​Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos: ​2,0%;
  • ​Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares (ver obs.): 2,0%;
  • Veículos movidos a álcool, gás natural veicular (GNV) ou eletricidade, exclusivamente ou combinados entre si: 3,0%​;
  • ​Veículos não incluídos nas linhas acima: ​4,0%.

Para que você consiga saber o valor exato do seu IPVA 2020 SP você só terá que conferir o valor venal do seu veículo e multiplicar pela porcentagem destinada a sua categoria. Caso alguma mudança venha ocorrer com essas taxas, não precisa se preocupar. Pois estaremos mantendo você atualizado com o assunto.


Isenção IPVA 2020 SP

Como muitos sabe, o direito a isenção IPVA 2020 SP estará dando aos seus beneficiários, a dispensa do pagamento dessa taxa anual. E assim como existem várias diferenças entre esses imposto, é preciso também está conferidas regras estabelecidas para cada estado.

✓ Saiba como fazer sua consulta IPVA 2020 SP!

Sendo assim, se você for morador de outro estado que não seja  São Paulo, essas informações podem não ser a mesma para você. Mas é preciso lembrar também, que essa dispensa também está sujeita a mudanças e ajuste conforme os anos.


Quem tem direito a isenção IPVA 2020 SP?

Então, veja a seguir quem tem direito a isenção IPVA 2020 SP e saiba como proceder com essa solicitação:

  • Táxi e moto-táxi;
  • Pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda
  • Portadores do espectro autista;
  • Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
  • Ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar.
Quem tem direito a isenção IPVA 2020 SP?

Quem tem direito a isenção IPVA 2020 SP?

Para os casos acima, é preciso está solicitando a dispensa desse valor. E abaixo, são os que estão de forma automática com essa dispensa de pagamento:

  • Veículos com mais de vinte anos de fabricação;
  • Máquinas utilizadas essencialmente para fins agrícolas;
  • Veículos ferroviários;
  • Máquinas de terraplanagem, empilhadeiras, guindastes e demais máquinas utilizadas na construção civil ou por estabelecimentos industriais ou comerciais para monte e desmonte de cargas.

Como solicitar isenção IPVA 2020 SP

Para que você consiga fazer a solicitação de isenção IPVA 2020 SP, é preciso apresentar uma série de documentos solicitados em cada categoria. Mas para que esse procedimento seja válido, é preciso seguir com um ‘Novo requerimento’, que é feito da seguinte maneira:

Como solicitar isenção IPVA 2020 SP

Como solicitar isenção IPVA 2020 SP

  • Caso seja seu primeiro acesso faça seu cadastro e volte para fazer login;
  • Em seguida, selecione a opção de ‘Novo Requerimento’;
  • Preencha corretamente o formulário solicitado e carregue seus documentos em anexo.

Lembre-se que para cada caso de isenção, é preciso informar documentos diferente. Então, confira clicando aqui, as opções e detalhes informados no site da Receita Federal. Você terá cerca de 58 dias para ter a solicitação concluída.


Secretaria Estadual da Fazenda SP

Mais informações sobre a isenção IPVA 2020 SP? Veja as opções de contato:

  • Telefone: (11) 3243-3400 ou 0800-170110( Segunda à sexta-feira, das 9h e 16:30h);
  • Endereço: Av. Rangel Pestana, 300 – Centro, São Paulo – SP, 01017-911.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Isenção IPVA 2020 SP: Quem tem direito? Como solicitar?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Adicionar Comentário